Você sabe como investir na gestão de marca do seu negócio?
Quando a gestão de marca é eficaz, a empresa é lembrada pelos consumidores ainda que não ofereça o melhor produto ou serviço. Esse é o poder do branding.
Porém, para chegar até aí, todo um trabalho de construção de imagem deve ser feito. Na verdade, o que o público pensa sobre a marca não depende do que a empresa quer, mas da percepção que ele próprio construiu.
Sabemos que uma marca forte mantém a empresa no páreo. Isso porque ela conta com o respeito e a cumplicidade de seu público, conquistas que não são alcançadas do dia para a noite. Então, descubra de uma vez a importância de apostar na gestão de marca e como fazer isso. Acompanhe!
A gestão de marca
Conhecida como branding, a gestão de marca é um conjunto de ações com o propósito de dar mais visibilidade ao negócio, para que se torne mais valorizado e se consolide diante de seu público.
Trabalhar a gestão de marca não é simples, pois esse processo envolve valores, missão, tipo de comunicação com o cliente e até as emoções que estimula nele.
Na verdade, é um trabalho mais amplo e cuidadoso, que não está concentrado apenas na escolha de slogan, design e logomarca. O que existe é todo um universo de características e peculiaridades que a empresa comunica ao mercado por meio de sua postura e posicionamento, levando o consumidor a construir uma percepção acerca dela.
As ações de branding compreendem todos os setores da empresa, inclusive o de marketing. São iniciativas que vão, por exemplo, de uma simples organização da vitrine até o visual da página na internet, envolvendo também a cautela acerca do conteúdo compartilhado com propósito de surpreender, atrair e gerar engajamento com a marca.
A relevância de investir na gestão de marca
Porque é a construção da imagem da marca, com um alinhamento coerente entre missão e posicionamento no mercado, que pode dar sustentação à empresa.
Atualmente, a boa qualidade do produto ou serviço ofertado é requisito mínimo para entrada na competição. A similaridade entre os produtos faz com que a oferta seja insuficiente para uma empresa destacar-se da concorrência. É preciso ter valores claros e um direcionamento condizente, que faça sentido para o público.
Nesse atual contexto, a gestão de marca vai muito além dos quatro P’s (produto, preço, ponto de venda, promoção). É fundamental cuidar da imagem da empresa como um todo e não só diante do público, mas também frente aos colaboradores e fornecedores. A ideia é que a organização tenha uma voz única.
A importância do alinhamento de ideais e práticas
Se a empresa propaga um tom informal, de naturalidade e simpatia, é isso que ela deve entregar ao cliente. Parece simples, mas, na prática, o cliente pode dirigir-se até uma loja física e ser mal atendido.
Não são raras as situações em que a imagem vendida pela empresa é diferente da percepção que os clientes têm dela. Esses são exemplos de um trabalho de branding ineficaz ou com falhas.
Toda a imagem da empresa perde o sentido — e os recursos financeiros são desperdiçados — se a gestão de marca é inadequada.
O auxílio do serviço especializado na gestão de marca
Empresas especializadas em marketing podem contribuir para o trabalho de branding realizando pesquisas de buyer persona, pesquisas de imagem, testes pré-campanha (com aparato de recursos tecnológicos, como Brand Lift) e análises de mercado.
Definindo uma buyer persona, a empresa passa a ter um perfil mais acurado de seu público principal e consegue ajustar melhor a comunicação com ele.
Já nas pesquisas de imagem, é possível descobrir qual percepção os consumidores desenvolveram sobre a marca e quais associações desencadeiam a partir dela.
Os testes antes do início oficial da campanha também são bastante importantes, pois permitem tirar quaisquer dúvidas sobre os efeitos da estratégia escolhida, ou seja, é possível descobrir se a campanha vai surtir no público o efeito desejado.
Do que vimos aqui a respeito da gestão de marca, vale a pena pontuar que o valor de uma marca é abstrato e, a longo prazo, pode se tornar um dos ativos mais precisos da empresa. Pensando nisso, você já avaliou qual o papel da sua marca para o mundo?