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4 dicas de como melhorar a taxa de conversão de vendas

Indicadores de desempenho são fundamentais para uma gestão inteligente. Afinal, com eles você pode identificar problemas e determinar, com base em dados, qual é a melhor solução para cada caso. Por isso, cada setor diferente merece indicadores especiais, que auxiliam no controle e na análise do negócio.

No setor de vendas não é diferente: existem indicadores clássicos que podem ser acompanhados nessa área, como o ticket médio. Neste post nós falaremos sobre uma das principais métricas do setor: a taxa de conversão de vendas. Aqui você também descobrirá como é possível melhorar os resultados desse indicador.

Confira!

O que é a taxa de conversão de vendas?

Basicamente, a taxa de conversão de vendas pode ser usada tanto pelo marketing quanto pelas vendas. O objetivo da métrica é avaliar se determinada ação realizada pela empresa — como a concretização de vendas por conta de uma promoção, por exemplo — realmente surtiu efeito na maioria dos clientes.

No caso do setor de vendas, o objetivo é avaliar, do número total de abordagens realizadas pelos vendedores, quantas vendas foram realizadas. Assim, pode-se determinar se esses vendedores estão chegando a resultados positivos na maioria dos casos ou não — o que é fundamental para monitorar o desempenho do time.

Agora vamos ao que interessa. Afinal, como melhorar a taxa de conversão de vendas? Temos 4 dicas que podem ajudá-lo bastante nesse sentido. Assim, você poderá garantir um time campeão, além de manter bons resultados no negócio. Vamos lá?

1. Invista no treinamento

Em primeiro lugar, é preciso que os seus colaboradores estejam preparados para abordar os clientes. Assim, as suas chances de sucesso serão otimizadas.

Por isso, é importante realizar treinamentos internos — principalmente os treinamentos de produto — para que os colaboradores entendam muito bem o que é vendido. Os treinamentos técnicos também são muito úteis para que eles conheçam técnicas de vendas apropriadas.

2. Conte com a tecnologia

A tecnologia pode ajudar bastante a melhorar a taxa de conversão. Estamos falando especificamente do CRM (Customer Relationship Management), que ajuda a cadastrar, a monitorar e a analisar todos os dados dos clientes.

Com isso, você pode identificar perfis, definir estratégias especificas para cada um deles e trabalhar de forma mais efetiva em cada etapa do funil de vendas.

3. Delimite o funil de vendas

Topo, meio e fundo de funil: todo cliente passa pelo funil de vendas até finalmente fechar negócios com a sua empresa. Por isso, é muito importante definir estratégias de marketing e venda para cada etapa do funil.

Uma boa dica é delimitar esse funil desde cedo para identificar e separar as necessidades dos clientes em cada etapa. Assim, você direciona as suas estratégias.

4. Invista no pós-venda

Nossa última dica é que você invista no pós-venda. Afinal, é preciso entender todo o processo de vendas como um ciclo e não como uma linha reta.

No final, é sempre interessante que esse cliente volte a fazer negócios com você e, por isso, é preciso tratá-lo muito bem. Uma boa dica é fornecer canais de comunicação para facilitar o contato com o cliente, além de investir no e-mail marketing para nutrir essa relação.

Você deve ter reparado que, para melhorar a taxa de conversão de vendas, é preciso de uma união de esforços, certo? A equipe de vendas não é a única responsável pelo sucesso: a própria gestão também tem um papel relevante. A união faz a força. Por isso, trabalhe com esse espírito de colaboração no seu negócio!

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