SEO: por que é importante para a sua estratégia de marketing?
Você já deve ter notado que para manter a empresa em expansão e dar valor ao papel da sua marca, torna-se primordial ter uma boa presença online, não é mesmo? Utilizar de uma estratégia SEO, por exemplo, pode ser uma mão na roda nesse quesito.
A sigla SEO vem de Search Engine Optimization, ou seja, uma otimização para os mecanismos de busca. Basicamente, representa uma seleção de técnicas para reposicionar blogs e sites e gerar um tráfego orgânico maior.
Sendo assim, para que você tenha uma noção melhor do assunto, trouxemos cinco razões que vão convencer você a investir em SEO. Confira!
Conseguir um espaço privilegiado nas páginas de busca
Quando o assunto é realizar uma boa gestão de marca do seu negócio, não basta apenas criar campanhas, mas também necessita saber posicioná-las direito na internet. As estratégias de SEO são verdadeiros ganchos para conquistar aquela tão sonhada posição de destaque nas páginas de busca.
É de suma importância permanecer entre os primeiros resultados do Google para não perder espaço para a concorrência. Afinal, com o tempo, você perceberá que só o fato de ser bem ranqueado pode gerar resultados expressivos, sem que haja um investimento alto.
Ter o reconhecimento como autoridade no assunto
Partindo do princípio de que você está seguindo à risca os procedimentos de otimização de conteúdo do site, a tendência natural é ter tráfego maior de visitantes, certo? Boa parte dessas pessoas chegaram até você pelo simples fato de imaginarem que seu negócio é referência no mercado.
Se a sua empresa estiver bem posicionada no Google, por exemplo, isso pode acionar o gatilho mental da autoridade na mente das pessoas e gerar um fluxo de visitas maior. Tendo em vista que o consumidor está muito mais conectado e informado, é importantíssimo ser relevante aos olhos do público e demonstrar que o seu negócio é confiável.
Aumentar significativamente as conversões
Se pararmos para analisar, a equação é muito simples, pois quanto mais visitantes você obtiver por meio dessa estratégia, maior será a probabilidade de melhorar a taxa de conversão de vendas. Isso se deve, principalmente, pela boa utilização das palavras-chave, do posicionamento dos links e por entregar algo que supra os principais pontos de dor na experiência do seu público.
Independentemente do produto ou serviço que ofereça, tenha sempre em mente que uma estratégia SEO organizada pode proporcionar excelentes oportunidades de negócio de maneira orgânica. Sem contar que pode conferir uma vantagem competitiva perante os concorrentes e aumentar o faturamento da empresa.
Atrair o público certo e qualificado
Não é segredo para ninguém que um dos maiores desafios no marketing digital é saber adequar o seu negócio aos interesses do público, não é mesmo? Provavelmente você já deve ter batido cabeça com isso e não sabia o porquê dos resultados negativos, mesmo tendo os objetivos bem traçados.
No entanto, mediante um planejamento eficiente de otimização nos motores de busca é possível atrair o público que almeja, seja ele abrangente, seja ele específico. Além disso, se você oferece um atendimento de qualidade e conteúdo que engaja e tem domínio sobre o assunto que trata, a tendência é que a sua marca seja recomendada.
Mensurar melhor os resultados da empresa
Assim como em qualquer processo, mensurar os próprios resultados é fundamental para ter uma noção de como está o andamento das suas estratégias e influenciar novas tomadas de decisão. As métricas de marketing são peças-chave para você estruturar o seu negócio e reposicionar suas campanhas também.
Utilizando o SEO é possível saber como está a sua visibilidade orgânica, o posicionamento das palavras-chave, a taxa de conversão de visitantes em clientes, se o seu site é relevante ou não, entre outras situações. Lembre-se sempre de conferir esses dados a fim de otimizar recursos e tornar o seu negócio mais rentável.
Por fim, é importante destacarmos a importância de você ter à disposição uma agência Google Partner para elaborar as melhores estratégias de marketing e que seja referência em criação, gerenciamento, medição e otimização de campanhas. Nós podemos lhe ajudar nesse sentido!
O que achou deste texto sobre estratégia SEO? Quer entender um pouco melhor do assunto para aplicar na sua empresa? Então, entre em contato com a gente para podermos dar as orientações necessárias!