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Nutrição de leads: 4 melhores práticas para aumentar os resultados

Se você não trabalha o lado digital da empresa de forma correta, então está na hora de rever alguns conceitos, não é verdade? Sabia que uma boa nutrição de leads pode ser determinante em seu negócio?

Basicamente, esse conceito visa aumentar a propensão de compra dos potenciais consumidores, além de fornecer um material de qualidade para educar e direcionar a audiência para o seu produto ou serviço.

Dito isso, trouxemos quatro das melhores práticas para conseguir ótimos resultados na nutrição de leads e, consequentemente, melhorar a taxa de conversão de vendas. Confira!

1. Estabeleça os objetivos das campanhas

Muitos gestores acabam perdidos como a Alice no País das Maravilhas e, quando se dão conta, não sabem para onde querem ir e muito menos como chegar. Aí, não adianta esperar a vinda de um gato risonho para apontar o caminho certo, pois pode ser tarde e as estratégias já caminharam para um rumo nada satisfatório.

Por isso, é importante que você trace os principais objetivos das campanhas para que a nutrição de leads seja feita da melhor maneira possível, como investir em conteúdos relevantes e elaborar um calendário editorial para controlar a ordem de postagem. Lembre-se que é essencial perceber em qual estágio de compra está o seu público, a fim de oferecer algo coerente e que tenha mais chances de converter em vendas.

2. Refine os dados sobre a sua persona

A partir do momento que o seu público lhe dá a permissão de enviar e-mails — mediante os formulários de landing pages ou inscrições de newsletter —, saiba atualizar as principais informações das suas personas. Em tempos de Big data, quanto mais dados você obtiver da sua audiência, mais fácil será o desenvolvimento de conteúdos que facilitem o entendimento das pessoas em relação ao seu negócio.

Todavia, perceba quais são os leads qualificados para aquilo que vende, pois não adianta nada você perder tempo com quem não quer saber das suas soluções. Essa otimização de recursos é de suma importância, visto que colabora com a humanização do relacionamento com o cliente e faz com que a nutrição seja bem mais efetiva.

3. Diversifique as estratégias de nutrição de leads

Embora o uso de e-mail marketing seja uma das grandes estratégias de marketing digital, saiba diversificar o seu escopo de acordo com os passos dados na jornada de compra. Dependendo do que gostaria de implantar, talvez a utilização de redes sociais sirva melhor para obter o engajamento que almeja.

Busque com frequência outros meios de comunicação e, se possível, faça integrações entre eles para que os canais falem a mesma língua. Isso contribui para vendas com grande potencial de fidelização da base. Além disso, aposte suas fichas em webinars ou produções de storytelling, pois são estratégias de vídeo que caem como uma luva para a nutrição de leads.

4. Monitore os resultados obtidos

Assim como qualquer sistema, você precisa verificar os feedbacks de cada processo de nutrição de leads e perceber o que pode ser excluído, mantido ou ampliado. Talvez você não saiba, mas as métricas de marketing são primordiais em qualquer momento do ciclo de vendas, afinal, permitem um refinamento da tomada de decisão.

Para tanto, você deve observar quais conteúdos estão gerando maior conversão de visitantes e identificar os ruídos na comunicação que podem ocasionar verdadeiros desastres no relacionamento com a audiência. Com isso, as chances de chegar ao sucesso com suas campanhas, por consequência, serão bem maiores.

Portanto, lembre-se de entregar a mensagem certa no momento certo, ter flexibilidade e não transformar o seu fluxo em um indesejado spam, e suas campanhas podem fazer a diferença e gerar ótimos resultados.

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