PRODVTecnologia Big Data – Por onde começar?

Big Data – Por onde começar?

Na última publicação, iniciamos a tratar de big data. Mas por onde começar a implementar este conceito? Que tarefas básicas devo cumprir para entrar em conformidade com essa nova forma de interagir? Aqui vão algumas sugestões:

Treinamento
Capacitação profissional das equipes de marketing e entendimento do data-driven marketing como gatilho para as estratégias de vendas, workshops, cursos, estudo de cases. Esse é o caminho para a evolução.

Consultoria estratégica
Acabar com os chamados “silos” de canais, onde as áreas de web, social, conteúdo, search, e-mail, SEO e mídia estão desconectadas e cada uma acaba servindo para um propósito diferente.


Essas estratégias desconectadas geram uma experiência para o cliente sem consistência, mensagens repetitivas e banners que mais irritam (Com certeza você já deve ter visto no seu navegador uma mensagem de um produto que você já comprou…) do que trazem alguma relevância para o seu negócio.

Evite desperdiçar dinheiro comprando mídias que seguem levando para o seu funil de vendas clientes que provavelmente já estejam na sua base. O caminho é alinhar essas estratégias, utilizando plataformas únicas para essa gestão de forma integrada e alinhada aos objetivos de venda.

Ferramentas em busca de eficiência
Integrar os canais (silos) olhando para a jornada que o cliente utiliza como um todo, analisando os diferentes canais e oferecendo uma experiência mais relevante e cross-channel.

Compartilhar os dados e insights coletados com as equipes de marketing e agência, para construir a mensagem correta no momento certo.

Automatizar a execução diária dessas estratégias, utilizando o tempo ganho para analisar os insights e dados para melhor entendimento do cliente, testando, aprendendo e criando, assim, um ciclo contínuo de otimização das estratégias.

E agora? Que ferramenta eu uso?
Programmatic, ad tech, martech e mais um outro tanto de techs. Estima-se, segundo uma pesquisa da Chiefmartec, que o número de ferramentas com soluções para o marketing digital deu um salto de 150, no ano de 2011, para mais de 3,8 mil, em 2016. É muita coisa, impossível acompanhar e conhecer tantas soluções.

Resolva essa questão buscando uma opção com seu parceiro estratégico, agência ou consultor, que caiba no seu orçamento, que tenha facilidade de integração com sua base atual de dados, aberta e possível de integrar também com os canais que ainda não existem. Sim, é preciso olhar para o futuro. Dessa forma, a sua equipe de marketing pode dedicar mais tempo inovando, criando estratégias e gerando resultados em vendas, e não somente fazendo setup de ferramentas.

A tecnologia está aí. Agora faça ela trabalhar para você. Quebre as barreiras e inove, com foco na estratégia e na geração de ROI. Use o big data a seu favor sendo data-driven. Ganhe clientes e faça suas vendas decolarem!

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