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Marketing nas redes sociais: quais são os principais canais?

Já se perguntou alguma vez se o seu planejamento estratégico gera o retorno que tanto espera para a sua empresa? Você sabia que o marketing nas redes sociais pode contribuir significativamente com os seus resultados?

Sabemos o quanto é complexo impulsionar o negócio na internet, afinal, existem várias opções no mercado. No entanto, apostar nas mídias sociais é uma escolha rentável, visto que pode reduzir custos, humanizar o contato e, naturalmente, avaliar o comportamento do consumidor.

Sendo assim, para que você aproveite o melhor de cada canal de comunicação, preparamos uma lista com os principais que existem. Confira!

Facebook

Ao desenvolver a sua estratégia de marketing nas redes sociais, obviamente que o Facebook precisa fazer parte do roteiro, pois é um dos canais mais influentes do mundo. Lá é possível fazer uso de várias ferramentas que podem potencializar o atendimento e, ao mesmo tempo, engajar o público com a proposta de valor do seu produto ou serviço.

No entanto, vale ressaltar que é preciso desenvolver conteúdos relevantes e diferenciados para vencer os algoritmos da rede, aumentando assim o tráfego orgânico, ou seja, atraindo o público sem precisar pagar por isso. Do mesmo modo, aposte em uma comunicação audiovisual de qualidade e saiba cultivar bons relacionamentos com os clientes.

Instagram

Se o seu produto tem um apelo visual forte, não tem razão pela qual você esquecer do Instagram para compor as campanhas. As chances de construir a autoridade da marca no mercado e ainda proporcionar um contato eficaz com os seguidores são bem grandes nessa rede.

Talvez você não saiba ainda, mas é possível fazer uma excelente captação de leads apenas por meio das hashtags da rede. Sem contar que o conteúdo efêmero das stories é a febre do momento, em que as empresas usam e abusam para apresentarem suas vantagens e, consequentemente, divulgarem o negócio.

YouTube

Embora não seja uma rede social de ofício como as outras, o YouTube hoje desempenha um papel gigantesco para melhorar a taxa de conversão de vendas. Para se ter uma ideia, o mecanismo de busca do YouTube é o segundo mais usado no mundo, perdendo apenas para o seu criador: o Google.

Por isso, crie um calendário editorial para organizar os vídeos do canal e mantenha uma frequência de postagens a fim de angariar não apenas inscrições, mas possíveis divulgadores da sua empresa. Ainda convém lembrar que a parceria com influenciadores digitais ajuda e muito a expandir o alcance da marca.

Twitter

Se a pretensão é desenvolver uma comunicação com o público que vá direto ao ponto, o local certo é o irreverente Twitter. Uma rede social que fornece uma proposta de interatividade diferente das demais mídias, pois, com poucos caracteres, é possível compor a mensagem que deseja e mostrar do que se trata o seu negócio.

Entretanto, é interessante que você modere nas postagens, pois os usuários do Twitter são bem mais exigentes e não levam a sério empresas que fazem spam na timeline. O uso de memes e GIFS, por exemplo, é muito bem-vindo para agregar aos conteúdos uma linguagem simples e divertida de anunciar os seus produtos ou serviços.

LinkedIn

O LinkedIn é o que podemos chamar de impulsionador do networking, tendo em vista que é um canal de comunicação que privilegia os contatos profissionais. Por ter um perfil sério, os conteúdos que seriam bem-aceitos em outras redes, no LinkedIn já não fariam tanto sucesso.

Outo fator interessante é que esse canal de comunicação proporciona dados relevantes para a sua tomada de decisão que, inclusive, podem alimentar diversas métricas de marketing do seu negócio. Portanto, produza conteúdo que gere engajamento com o público, participe de grupos e elabore métodos de integração com os outros canais de comunicação da empresa.

Para concluirmos, além de pensar na otimização do tráfego orgânico para o seu site, lembre-se que a opção de anúncios pagos também oferece grande potencial de visibilidade. Por isso, vale investir em posts patrocinados a fim de segmentar melhor o público e trazer um retorno viável para as campanhas de marketing.

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