Como posso calcular o custo de aquisição de clientes?
Se você chegou até aqui é porque já sabe que o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) tem uma importância muito grande para o seu negócio, certo? Essa métrica, muito utilizada pelo time de marketing de empresas, tem ganhado maior popularidade e agora é observada com mais atenção por gestores que querem obter bons resultados.
Neste post você aprenderá especificamente o que é o CAC, qual é a importância de prestar atenção nesse número e como calcular o custo de aquisição de clientes da sua empresa. Confira!
O que é Custo de Aquisição de Clientes?
É o valor total investido em esforços e ações por uma empresa para conquistar um novo cliente. Se uma corporação investe R$ 5 mil em um mês e consegue 10 novos clientes, o CAC será de R$ 500 por consumidor, por exemplo.
Entre os gastos que devem ser considerados para a contabilização do CAC estão:
- salários de funcionários envolvidos no processo de conversão de clientes;
- valores investidos em anúncios;
- serviços contratados para o time de marketing e vendas;
- infraestrutura utilizada pelos profissionais;
- todos os investimentos realizados diretamente para conquistar novos consumidores.
Por que é importante ficar de olho no CAC?
Para a garantia de uma ótima performance dos resultados de vendas, saber o quanto custa cada novo consumidor para o seu negócio e identificar se o valor investido nessas ações são coerentes com o lucro que você obtém são respostas fundamentais para entender a saúde de uma empresa — inclusive para tomar decisões estratégicas.
Com esse valor em mãos é possível dosar as suas ações com maior embasamento e evitar investimentos desnecessários ou em excesso para trazer clientes para a empresa.
Como calcular o CAC?
Agora você verá a informação mais importante para a sua empresa e que alterará muitos dos seus movimentos no mundo dos negócios: o cálculo do custo de aquisição de clientes:
- primeiro é preciso determinar um período para calcular o resultado do CAC: uma boa prática é realizar a conta mensalmente;
- agora você deve somar todos os investimentos que a sua empresa realizou com os esforços para trazer novos clientes nesse período — não considere os clientes já conquistados anteriormente;
- divida o resultado da soma anterior pelo número de novos consumidores nesse período analisado;
- o resultado dessa divisão é o CAC do seu negócio.
Não há um número predeterminado para dizer se o CAC está bom ou não. Isso varia de acordo com o tipo de negócio e com vários outros inúmeros fatores.
Porém, para saber se o seu custo de aquisição está bom, analise o valor que o cliente gasta com a sua empresa e analise o valor que você gasta com o cliente. O total que o consumidor investe no seu negócio não pode, de forma alguma, ser menor que os esforços que você faz para trazê-lo para a empresa, ok?
Agora que você já sabe como fazer o cálculo do Custo de Aquisição de Clientes, tão importante para o setor de marketing, de vendas e de gerenciamento da sua empresa, acesse este post e conheça mais 5 métricas que você pode aplicar na estratégia de marketing digital do seu negócio! Até breve!