Chegou a hora de contratar uma agência de comunicação?
Em primeiro lugar, é muito legal que você tenha chegado nessa projeção. Mostra que você valoriza e reconhece a importância de trabalhar a marca de sua empresa. Como você quer ser percebido e de que forma isso ajudará seus resultados.
Mas é bom saber que, via de regra, uma agência de comunicação não resolverá sozinha todos os seus problemas. Ela será mais uma aliada na busca pelos seus objetivos. Da mesma forma que o quiropraxista não poderá ajustar sua coluna se você não apresentar os exames de imagem, nem deixar ele tocar em você. Não espere que sua agência multiplique sua receita se você não oferecer a ela as condições necessárias para isso.
A agência pode até trabalhar de forma independente do cliente, mas certamente o engajamento com os indicadores será comprometido. As empresas precisam trabalhar em conjunto. Para resultados efetivos, prepara-se para um esforço uniforme entre agência, marketing e comercial.
O que faz uma agência de comunicação?
Mas, afinal, o que uma agência de comunicação pode fazer em prol do seu negócio? Uma equipe terceirizada pode ser a responsável pela criação de todas as peças publicitárias da sua empresa e de todas as ações de divulgação que você vai fazer a partir de então. Além disso, a agência também pode cuidar de toda a identidade visual da sua marca com o intuito de modernizá-la ou alterá-la completamente, isso vai depender da necessidade de cada negócio específico.
A divulgação dos produtos e dos serviços que a sua empresa oferece também pode ficar por encargo da agência de comunicação, sabendo que uma equipe especializada em marketing e com experiência pode conquistar resultados muito satisfatórios para as vendas.
Trabalhar sem indicadores é como pegar a estrada sem saber o caminho
Os números do seu negócio até podem ser trancafiados em um cofre para escondê-los da concorrência, não do seu parceiro de negócios. Indicadores e informações sobre a sua marca e negócio, número de clientes, vendas e projeções são importantes para saber aonde você está e aonde você quer chegar. Assim você pode cobrar a agência pelo retorno dos investimentos, abra o jogo: transparência é fundamental.
O que esperar da agência?
Conheça bem o perfil da agência. Como será o relacionamento? Ela terá seus profissionais em contato próximo com a empresa ou você será tratado apenas como mais uma conta? Possui portfólio e cases de sucesso na sua área de atuação? Seus representantes transmitem segurança e ética nos negócios?
Saiba qual o momento de sua empresa para definir realmente o que você precisa. Qual problema você tem para resolver? Sua ideia é modernizar a marca, ou uma campanha para o Natal? Nesse caso, uma contratação por job pode fazer mais sentido. Se a empresa quiser um parceiro mais ativo no negócio, uma contratação de pelo menos 12 meses é o mais indicado.
Quais são as vantagens de contratar uma agência de comunicação?
Pode ter certeza que ao contratar profissionais capacitados para a divulgação de produtos e serviços, além de melhorar os resultados financeiros da sua empresa você também vai observar outras vantagens. Veja abaixo algumas delas!
Serviço especializado
Com uma agência de comunicação a sua empresa terá à disposição um serviço de marketing totalmente especializado. Isso porque os profissionais dessa equipe precisam se atualizar constantemente para desenvolverem ações que gerem mais lucros para os clientes. Todas as novidades do setor poderão ser utilizadas em benefício do seu negócio e você não vai precisar ficar se preocupando em fazer especializações a cada curto espaço de tempo para aplicar internamente.
Otimização dos processos da sua empresa
Ao passar a responsabilidade da comunicação para uma agência, a sua equipe terá mais tempo livre para executar outras tarefas e, certamente, vai conseguir trabalhar mais focada nos processos internos de produção de produtos e serviços.
Mensuração dos resultados de marketing
Uma agência de comunicação profissional focada em resultados disponibiliza para você e para todos os responsáveis pela sua empresa, relatórios detalhados sobre os números que vêm obtendo com as ações de marketing realizadas. Isso vai oferecer mais segurança para trabalhar a comunicação, mais embasada por dados concretos, e livre das opiniões pessoais de cada integrante do setor.
Melhoria na imagem da marca
Não é somente vendas diretas que um trabalho profissional pode oferecer. Ele também pode proporcionar para a sua marca uma imagem mais forte, por intermédio de uma comunicação bem executada. E você sabe o que marcas fortes conseguem, não é mesmo? Mais facilidade de imersão no mercado e melhores resultados, afinal de contas é isso que todos nós precisamos.
Atração de novos clientes
Você vai perceber que a conquista de novos clientes vai se dar com um esforço bem menor do que era empregado anteriormente. Isso, certamente, vai acontecer porque o seu público vai conseguir chegar até a sua empresa sem você ter que ficar batendo na porta dele.
Quer pagar quanto?
A tríade que envolve preço, qualidade e prazo é um cobertor curto. Não espere que você encontrará alguém que ofereça resultados em pouco tempo a preços baixos. E, se achar, desconfie. Trabalhos de qualidade a preço baixo levam tempo. Agências, como qualquer negócio, têm seus custos operacionais e de treinamento – em tempos em que tudo muda o tempo todo, a retenção de talentos é um grande desafio para as agências. Por isso, com verba e prazo exíguos, não espere qualidade.
No mercado, você encontrará empresas que entregam preço e outras que entregam valor. Criatividade não é commodity. Saiba o quanto você espera de sua agência e o quanto está disposto a pagar por isso. Parafraseando as Casas Bahia, quer pagar e receber quanto?
O lucro compensa o investimento?
Se tem uma coisa que você não precisa ter dúvida é em relação ao lucro que a sua empresa vai obter contando com o auxílio de uma agência de comunicação experiente. Não é necessário fazer investimentos astronômicos para observar mudanças no seu caixa no final do mês.
As mídias online possibilitam que o valor investido em publicidade seja ainda menor do que as mídias offline, por isso estude bem as estratégias que o seu negócio têm à disposição, inclusive as de marketing digital.
Agora que você já sabe o quanto uma agência de comunicação pode ajudar nos negócios da sua empresa, não deixe de cogitar a ideia de ter uma equipe parceira para ajudar a potencializar os resultados da sua marca.
Se quiser mais informações sobre agência de comunicação ou sente que a sua empresa está passando pelo momento exato de contratar uma equipe especializada, entre em contato conosco!