Como calcular o ROI de marketing e qual sua importância?
Os desafios do marketing em uma empresa são muitos, como alcançar o melhor posicionamento no meio digital, a construção de uma marca forte, um incremento nas vendas etc. Contudo, para cada objetivo existem ações que a empresa deve implementar e a melhor maneira de entender se o investimento nas ações está ou não funcionando é calculando o ROI de marketing.
Neste post você aprenderá sobre as características e principais informações do cálculo de retorno de investimento para campanhas de marketing. Vamos lá?
O que é o ROI de marketing e como calcular?
O ROI (Retorno sobre o Investimento) de marketing é uma métrica utilizada para calcular o quanto uma empresa ganhou (ou não) implementando determinada ação ou campanha. Ou seja, com ele você consegue entender o potencial de ganho de determinada estratégia e avaliar o que está dando certo e o que deve ser mudado em seu planejamento.
Para calcular o ROI você deve subtrair o valor que foi investido na ação do ganho gerado com ela e, após isso, dividir o resultado pelo valor que foi investido. Veja a fórmula:
ROI = (Receita obtida – Investimento inicial) / Investimento inicial
Exemplo de uso:
A sua empresa investiu R$ 3 mil em uma campanha de marketing feita no mês. O ganho obtido com essa ação foi de R$ 9 mil. Para acharmos o ROI aplicamos a fórmula:
ROI = (R$ 9 mil – R$ 3 mil) / R$ 3 mil = 2
Isso significa que para cada 1 real investido a sua empresa ganhou 2 reais e essa ação dobrou o seu investimento.
Como o ROI pode ajudar no planejamento de estratégias de marketing?
As estratégias de marketing buscam trazer melhores resultados para a empresa, ou seja, não basta aplicar ações sem mensurá-las e sem saber o quanto de retorno elas estão trazendo.
Nessa hora, o cálculo do ROI auxilia a entender as campanhas que estão dando certo e as que precisam de uma mudança de rota. Além disso, com essa conta você saberá o quanto a sua ação precisa gerar para valer a pena o investimento, tornando o planejamento mais focado em estratégias eficientes.
Quais são as principais métricas e monitoramentos?
As métricas de retorno, ou receita, variam muito de acordo com os objetivos, mas destacamos algumas das principais:
- quantidade de vendas;
- quantidade de clientes;
- taxa de conversão em clientes;
- receita média por cliente.
Podemos dizer que o ROI de marketing é imprescindível para a empresa, pois ele mostra o resultado real das ações de marketing deixando claro o quanto elas estão contribuindo ou não para a empresa.
Essa métrica deve servir de base para manter as suas estratégias ou fazer alterações necessárias a fim de evitar perdas. É importante dizer que o ROI pode ser calculado ao longo das ações para avaliar continuamente o seu desempenho.
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