Chatbot: o que é e como ele melhora a experiência do usuário?
Quando uma nova tecnologia é inserida no mercado e tem como objetivo a melhoria do desempenho de profissionais ou de uma empresa como um todo, ela não deve ser desconsiderada. O chatbot é uma dessas tecnologias disruptivas que podem proporcionar uma boa experiência para o consumidor em uma única interface. Mas, afinal, o que é chatbot?
Neste post, você vai descobrir o que são chatbots e como eles podem auxiliar a experiência e a jornada do cliente da sua empresa durante um processo de compra ou em um processo de relacionamento durante a estratégia de marketing digital. Boa leitura!
O que é chatbot?
Chatbot é uma das ferramentas que a automação proporcionou para simular uma conversa real. Trata-se de um programa de computador que pode ser articulado para responder mensagens que são encaminhadas com certa frequência para a caixa de mensagens das empresas.
Sabe aquela dúvida que sempre chega à caixa de mensagem das redes sociais da sua empresa ou por e-mail e que você exaustivamente copia e cola respostas padronizadas? Esse esforço pode ser evitado com o auxílio dessa ferramenta que realiza o serviço repetitivo para você e toda a sua equipe.
Vale lembrar que o chatbot identifica padrões e só realiza o que foi predeterminado. Ele não é capaz de fazer interpretações.
Quais estratégias utilizar?
Para a adoção adequada de um chatbot para otimizar o trabalho da sua marca, é preciso se atentar às estratégias que garantirão excelência na interação entre a empresa e o cliente. Confira a seguir algumas delas!
Defina interfaces conversacionais
Se você identificar uma demanda suficiente no seu negócio para a implementação desse programa de computador, a primeira definição deve ser em relação às interfaces conversacionais — ações realizadas pelo usuário online pela utilização de palavras e não de cliques em botões.
Por exemplo, você deve elencar quais são os assuntos mais discutidos entre a sua empresa e o cliente. Podem ser:
- valores dos serviços;
- esclarecimento sobre os produtos;
- iniciação de uma venda;
- qualquer outro assunto que seja recorrente na sua realidade.
Entenda o fluxo de interação
Após esclarecer quais serão as respostas que o seu chatbot vai poder oferecer para um usuário, é necessário definir qual será o fluxo dessa interação. Ou seja, qual será a ordem mais adequada das informações para ajudar o seu cliente a resolver o problema que ele tem e que o levou a iniciar aquela conversa.
A maioria dos programas já começa o diálogo com uma dica para o consumidor do que ele pode perguntar durante aquela conversa. Com isso, o diálogo pode ser direcionado conforme as respostas programadas do chatbot.
Estipule objetivos
Você precisa ter muito bem delimitado qual é o seu objetivo com o chatbot. Você pode:
- realizar a venda completa de produtos e serviços;
- direcionar o consumidor para conversar com um atendente real;
- resolver um pequeno problema do seu cliente;
- qualquer outra demanda que for necessária no seu nicho.
Apresente a personalidade da marca
Quando uma conversa é iniciada com um chatbot, na maioria das vezes ela é realizada em uma interface que não é da própria empresa. Isso porque o mensageiro corresponde a uma rede social ou a algum outro programa que não é de propriedade da empresa e que não vai gerar uma identidade visual em um primeiro momento.
Por isso, é muito importante que o diálogo do seu chatbot apresente em palavras a personalidade da sua marca para acontecer uma identificação instantânea.
Com essas práticas, é possível implementar um chatbot que pode potencializar os resultados da estratégia da campanha de marketing digital da sua empresa. Pesquise os programas disponíveis atualmente no mercado e que oferecem um suporte adequado à estrutura que você possui. Para aumentar ainda mais esse desempenho, você pode solicitar o auxílio de uma empresa especializada nessa nova tecnologia.
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