5 métricas de marketing que você precisa aplicar em sua campanha
Você tem acesso a várias métricas de marketing da estratégia digital da sua empresa, certo? Mas você sabe dizer como a análise delas pode reduzir custos, otimizar resultados ou melhorar o desempenho do seu marketing digital? Se a resposta for não, continue esta leitura e saiba as cinco principais métricas que podem auxiliar a sua campanha.
A análise de resultados é um grande diferencial na comunicação nas plataformas online. Entretanto, a análise adequada é importante para a otimização desses dados tão precisos como um forte aliado da sua empresa.
Confira abaixo as métricas de marketing fundamentais para a sua campanha.
1. Número de visitantes
O número de visitantes é definido pela quantidade de pessoas que visitaram a sua página na web. Ele é importante para medir a audiência que o seu site ou blog possui e se ele está atraindo pessoas até lá.
Idealmente, o que deve ser observado nessa métrica é uma constante alta no decorrer dos meses. Se isso não estiver acontecendo é porque a sua página não está produzindo material relevante para o seu público-alvo.
2. Leads e taxa de conversão
O objetivo de um maior número de visitas é a obtenção de mais leads. Os leads são aquelas pessoas que já ofereceram alguma informação pessoal para ter acesso há algum material que sua empresa oferece, como e-book, newsletter, etc.
Essa métrica é muito importante para que você saiba quantas pessoas estão mais suscetíveis a fazer um negócio com a sua empresa. A proporção entre o número de visitantes e o número de leads é chamada de taxa de conversão.
3. Número de vendas
Certamente essa é a métrica que mais influencia toda a campanha de marketing digital da sua empresa, não é mesmo? Afinal de contas, o objetivo final é sempre converter vendas.
Por isso, essa é a métrica que os empresários mais gostam de acompanhar e ver crescendo. Se o número de vendas da sua empresa não está coerente com o seu objetivo, atente-se à atuação do time de vendas: ele está agindo da melhor forma? A nutrição de leads está sendo feita adequadamente? Confira esses e outros aspectos que podem influenciar na sua taxa de conversão de vendas para garantir o sucesso dessa equipe.
4. Retorno sobre investimento (ROI)
O retorno sobre investimento também é muito importante para a sua empresa. Com o ROI é possível saber se o valor investido em marketing digital traz vantagens à empresa. Para esse cálculo você vai precisar saber o valor inicial investido e o retorno do investimento. A fórmula do ROI é: (Receita obtida – Investimento inicial) / Investimento inicial.
Por exemplo: se alguma empresa investir R$ 10 mil em marketing online e teve uma venda estimada em R$ 30 mil por intermédio desse investimento, a conta do ROI é (30.000 – 10.000) / 10.000 = 2. Nesse caso o ROI é 2, e todo resultado acima de 1 é lucrativo.
5. Custo por aquisição de cliente (CAC)
O custo por aquisição de cliente é uma métrica que apresenta qual o valor investido para conquistar cada novo consumidor para sua empresa. Nesse caso, quanto menor for o valor, melhor o resultado. Você deve determinar um período de análise e, nesse tempo definido, dividir o total de investimento feito para a aquisição dos clientes pelo número dos novos clientes.
Por exemplo: se você investiu R$ 10 mil em um mês e obteve 100 clientes, o CAC da sua empresa é de R$ 100. Esse resultado vai lhe ajudar a economizar na hora de prospectar novos clientes. Por isso, é tão importante você saber como calculá-lo.
Acompanhar métricas de marketing digital é fundamental para entender o retorno do seu investimento e também a qualidade do conteúdo que você tem produzido. Com essas dicas você pode fazer uma análise mais correta das campanhas desenvolvidas para otimizar ainda mais os seus resultados.
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