PRODVMarketing Digital DATA DRIVEN – Chegou a hora dos dados nos orientarem

DATA DRIVEN – Chegou a hora dos dados nos orientarem

Em 2017 estamos entrando na prática no ano em que os departamentos de marketing e líderes de tecnologia das empresas estarão assimilando e trazendo novas ferramentas para a utilização do tão falado big data. Até então, muito se comenta, mas poucas empresas sabem de fato como implementar em seus processos a utilização desses dados.

Em pouco tempo teremos também a entrada de cada vez mais dispositivos e tecnologias aplicadas ao marketing, como inteligência artificial, uso de bots e apps de mensagens para interação com clientes, realidade virtual. Tudo isso impacta na experiência do consumidor e em cada vez mais dispositivos conectados coletando ainda mais dados.

Mesmo assim, segundo uma pesquisa publicada na adweek, no cenário atual, quase 70% dos executivos de marketing ainda se utilizam de pesquisas como sua fonte primária de dados sobre seus públicos, sendo que apenas 27% acreditam na efetividade e eficiência dessas pesquisas para os conhecerem.

Interessante, não? mas sem desqualificar as pesquisas, isso nos mostra que ainda estamos imensamente imaturos no conhecimento de quais ferramentas devemos utilizar e de como os dados coletados no digital nos ajudam a conhecer nosso cliente.

Segundo uma pesquisa do site Mundo do Marketing feita no Brasil com 470 profissionais de marketing, o nível de desconhecimento sobre tecnologias como DMPs (Data Management Platforms) é de mais de 70%. Está aí uma grande oportunidade.

Tornar-se data-driven – que significa estar orientado por dados e utilizá-los para prospectar, engajar e converter em vendas – é primordial para sua marca não perder posições e ganhar espaço e relevância em um mercado onde o consumidor está altamente conectado.

E a mais importante razão para esta mudança está no ROI. As ações tomadas em função da orientação por dados são totalmente mensuráveis. E, claro, quanto melhores forem os dados disponíveis, mais bem definido estará o ROI, apontando sucessos e insucessos da ação.

Obrigado pela leitura! No nosso próximo post, falaremos por onde começar e que tipos de tecnologia podemos adotar a nosso favor