Blog

Uma jornada de 10 anos na indústria com 10 lições aprendidas na prática

Em 2021, encerrou um ciclo que gostaria de relatar aqui pois, além de ser um exercício de reflexão e retrospectiva, fica o registro desta experiência que tenho muito orgulho de ter vivenciado.

Quando iniciei, em 2010, uma trajetória de prestar serviços para uma das maiores empresas do agronegócio no Brasil, a Bianchini SA, participei de um projeto de design com o objetivo de destacar os 50 anos da empresa. Àquela época, precisávamos contar a história da empresa em todos os materiais, relembrando os fundadores, a trajetória da empresa, os seus valores e principalmente mostrar qual era a sua visão de futuro, o seu compromisso com a comunidade, o seu cuidado e atenção aos colaboradores, a sua estrutura operacional, o meio ambiente e o mercado. Era preciso falar de tudo, afinal eram os 50 anos que seriam celebrados.

Foi um dos primeiros clientes que conquistei ao empreender e os primeiros clientes a gente jamais esquece. Fazem parte da história que construí com pessoas que estiveram ao meu lado na agência, às quais sou grato e pelo aprendizado e senso de equipe.

Este trabalho iniciou com uma demanda específica e pontual, que pelo empenho e energia empregados, foi bem sucedida e surgiu o convite que oportunizou o início de uma grande jornada. Trabalhar diferentes disciplinas da comunicação e do design com o objetivo para que todos os valores construídos pela empresa tivessem alcance e relevância junto ao target do cliente, foi o desafio.

Este trabalho, iniciado em 2010, encerrou ao final de 2020, quando tive que traduzir a última década da empresa, que comemorou 60 anos.

Esta jornada foi incrível e trouxe um enorme aprendizado. Longe do escritório e dentro da fábrica vendo de perto como as coisas acontecem, falando com as pessoas que eram parte da história na empresa, conhecendo os problemas e a força dessa indústria. Considero esta experiência um ativo incrível, o entendimento do agronegócio que é uma das indústrias mais prósperas do Brasil, especificamente, a cultura da soja e todos os seus derivados como o Biodiesel, importante fonte de energia renovável.

O que quero compartilhar aqui é uma espécie de guia de alta produtividade. São 10 pontos de atenção que considero os mais importantes e serviram muito nestes 10 anos de relação profissional com este cliente, trouxe resultados práticos na minha jornada de atendimento e venda de serviços de criação e design.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Como profissional de design, sempre entendi que o meu papel é resolver problemas, melhorar processos, facilitar o que parece complicado. 

Estamos vivendo uma era digital, onde tudo que está relacionado à inovação parece ser exclusivo do mundo dos aplicativos, softwares, etc…. e é de fato um mundo fascinante e atrativo. Entretanto, existem muitos negócios tradicionais que também necessitam do design e suas disciplinas para resolver problemas e de pessoas com este olhar, afinal um aplicativo pode nos proporcionar a conveniência do alimento chegar as nossas casas, mas não é capaz de produzir este alimento na lavoura.

Pode ser um site, o roteiro de um vídeo, um sistema de sinalização e segurança para fábrica, a organização de um dia de campo, uma logomarca ou até mesmo um informativo impresso, tudo pode ser melhorado com ajuda do design. Tenho hoje muito orgulho de enxergar em diversas partes da empresa o resultado, isso dá uma alegria enorme.

Outro aprendizado que trago desta trajetória é que desafio maior do que conquistar o cliente é conseguir mantê-lo, ter a sua total confiança, mostrar caminhos possíveis e estar comprometido todos os dias.

Todos podemos aprender sobre metodologias, ferramentas, tecnologias inovadoras, mas o mais importante é estarmos comprometidos, com esta postura estaremos abertos a ouvir e aprender.

Esse comportamento reflete diretamente na sua reputação pessoal, na credibilidade e prosperidade do seu negócio e por consequência na sua história.

Artigo original: Linkedin Diomar Sartor

Diomar Sartor

Product Designer | Marketing | Business Development