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Economia circular e o nosso compromisso com o planeta.

A economia circular é um conceito estratégico que tem o objetivo de estabelecer modelos de reutilização, recuperação, redução de fontes de energia e matéria prima, visando diminuir o impacto ambiental a longo prazo.

Os setores de maior impacto no desperdício de matérias primas e consumo.
Construção Civil
Mobilidade
Materiais plásticos
Têxtil e fashion
Alimentação

A new textiles economy: Redesigning fashion’s future”, lançado em novembro pela Ellen MacArthur Foundation:

Consumimos hoje mais roupa do que há 20 anos atrás e também desperdiçamos mais. Entretanto existem indicadores que apontam uma maior consciência sobre o desperdício, principalmente nos últimos 2 anos. 20% dos consumidores querem reduzir seu consumo de roupas após a pandemia. 71% dos consumidores estão interessados em negócios circulares como aluguel, revenda e renovação, e desejam investir em roupas de melhor qualidade após o pandemia.

A Economia Circular que já é realidade possível, é indicada como uma grande oportunidade de negócios para a indústria e o setor de serviços e vendas online.

Inclusive agências já se posicionam como agentes desse movimento, veja este exemplo do grupo WPP

Wpp Group

Estudos apontam o crescimento do desejo dos consumidores por produtos de melhor qualidade, sustentáveis e ecologicamente responsáveis. Produtos com maior durabilidade e composições para ser reaproveitados, reciclados como matéria prima para novos produtos.

As grandes marcas já perceberam este movimento e este é um dos grandes desafios para esta indústria.

A comunidade européia já aponta nessa direção com iniciativas como o Pacto Ecológico Europeu, com o objetivo de até 2050 tornar a economia da UE Sustentável e ser o primeiro continente neutro em carbono, seria essa uma agenda possível?

Eu acredito que sim, pois a união destes países tem histórico de transformar ambições em sucesso.

Estudos indicam que nos próximos 10 anos novos modelos de negócios vão surgir a partir da Economia Circular, no setor têxtil o reaproveitamento e o aluguel de produtos é uma das tendências, assim como a coleta de peças de vestuário para posterior tratamento e transformação em matérias primas para novos produtos.

Já existem diversas iniciativas neste sentido, nós como consumidores e profissionais temos que fazer nossa parte que é incentivar e contribuir consumindo produtos com esta “pegada” ecológica, faz parte da nossa responsabilidade como habitantes deste planeta.

Contribua com esse tema, se gostou, compartilhe ou deixe seu comentário ou sugestão.

Diomar Sartor

Product Designer | Marketing | Business Development