PRODVDigital Como quebrar a internet: utilizando memes e GIFs

Como quebrar a internet: utilizando memes e GIFs

Estamos escrevendo cada vez menos no meio digital. Nossa comunicação incorporou o uso de símbolos, imagens. Uma linguagem visual, concisa e universal.

Por sua flexibilidade, o GIF é uma das principais formas de propagação de conteúdo pela web. É muito mais rápido consumir um arquivo GIF do que enviar um vídeo – que talvez a pessoa nem veja.

Quem nunca se identificou com algum meme? O meme é uma informação espalhada rapidamente pela internet, que vai tendo seu conteúdo alterado pelo caminho. Bastante relacionado ao humor, seu diferencial está na participação ativa e em massa do público.

Assuntos em alta sempre geram uma infinidade de memes em tempo real. Quando acontece algo marcante, é certo: vai ter GIF compartilhado no grupo da família. Para alegria de todos.

Se a internet ficou obsessiva pelos GIFs? Só no Giphy, os 100 milhões de usuários diários são responsáveis por criar um bilhão de GIFs todos os dias.

Praticamente todas as redes sociais permitem a utilização de GIFs. Aqui no Brasil, vocês sabem, Gretchen é a rainha dos memes. Façam uma busca pelo nome dela. Para qualquer situação, lá estará Gretchen representando cada um de nós.

A internet se apropria dos conteúdos como se fossem seus para ajudar a se expressar, podendo alterar todo um contexto com uma legenda diferente.

E as marcas? Elas também entraram na conversa, nas redes sociais e nos e-mails. Para elas, esses conteúdos, altamente convidativos à interação, atraem a atenção do usuário, possibilitando que rapidamente se viralizem.

Agora que você está louco para criar GIFs que vão ~quebrar a internet~, você pode criar o seu no Photoshop ou até no próprio Giphy. Use com moderação, respeitando a cultura da sua marca e a linguagem da web e engaje sua audiência.

Até a próxima!

Tags: