Ou mudamos ou seremos mudados.
Revisitar artigos do Kotler nos ajuda a encontrar guidelines para entender e ajudar a pensar o marketing moderno.
Conforme Kotler escreve no seu livro Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, os clientes de hoje escolhem produtos que satisfaçam suas necessidades de criatividade, comunidade e idealismo, pois são altamente conscientes e informados. Por isso, as velhas regras do marketing não servem para alcançar esse público.
Precisamos estar atentos às mudanças. O mundo atual está composto por grandes empresas que, já no passado, praticavam essa visão para se manterem atentas à mudança de paradigmas e processos, e que hoje continuam líderes em suas áreas de atuação. Essas empresas perceberam e entenderam como trabalhar com seus públicos.
De outro lado, existem as novas empresas. Com menos de um século de idade, já se tornaram grandes corporações pois já nasceram com essa visão de mudança constante.
Mas ainda não é tarde para mudar. Conhecimento e experiência valem muito neste mercado competitivo e dinâmico. Relações de confiança e compromisso podem ser diferenciais bem importantes na hora de conquistar um novo cliente. E o resultado e o alcance dessas novas relações tendem a trazer a prosperidade e a ativação de novos negócios.
As marcas só sobrevivem com uma promessa autêntica, que transforme a vida do seu cliente.
Repensar continuamente como ir atrás de sua missão: esse é o desafio, pois as marcas só sobrevivem com uma promessa autêntica, que transforme a vida do seu cliente. Empresas que entendem essa dinâmica antes de pensar em fazer dinheiro encontram filas de fundos de investimento interessados em lhes oferecer apoio.
Se a sua empresa está buscando se reinventar, entender como alcançar melhores resultados de forma consistente, a boa notícia é que você não está só. Todos estamos neste processo de posicionar marcas de forma positiva. E incorporar esse comportamento transformador é o grande desafio.