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Afinal, qual a diferença entre inbound e outbound marketing?

Se a sua concorrência consegue alcançar um posicionamento bem à frente do seu negócio, provavelmente você precisa rever algumas estratégias, não é mesmo? Por acaso você sabe qual é a diferença entre inbound e outbound marketing?

Basicamente, o outbound marketing é o que podemos chamar de marketing tradicional, em que o foco é na propaganda ativa e na divulgação massiva de produtos ou serviços. Já o inbound marketing tem um direcionamento voltado para a construção de conteúdos relevantes para atrair o público até a empresa.

Para tornar a sua marca mais conhecida no mercado, trouxemos neste post algumas das principais diferenças entre as duas estratégias. Siga na leitura e confira!

Forma de comunicação

Ao analisar as diferenças entre inbound e outbound marketing, um dos primeiros aspectos a ser considerado é a maneira com a qual a sua empresa se comunicará com o público-alvo. No outbound, a comunicação tem um foco direto no consumidor, o que permite um contato em massa.

Em contrapartida, no inbound marketing a comunicação é indireta, pois é trabalhada a ideia de se preparar para um possível contato do cliente com o empreendimento, ou seja, não é você que vai até o cliente, e sim o contrário. Inclusive, pensando em uma visão geral do negócio, o inbound traz grandes contribuições para otimizar as campanhas de marketing digital.

Captação de clientes

Tendo em vista que as comunicações entre um e outro são distintas, logo, podemos observar que a captação de leads também segue o mesmo curso. No Inbound, por ser um meio permissivo, as pessoas dão a autorização de serem contatadas por meio do preenchimento de formulários de landing pages ou inscrições em newsletters.

Porém, com relação ao outbound, há muitos casos de segmentações mal realizadas e a utilização de campanhas invasivas para tentar chamar a atenção do público. É o que acontece no telemarketing, por exemplo, em que a captação é gerada por meio de armazenamento e livre comércio de contatos, proporcionando extensas listas para os vendedores tentarem converter os possíveis leads.

Custos envolvidos

Talvez esse fator é o que mais desequilibra a balança entre o inbound e o outbound, visto que, dependendo da campanha, os custos podem apresentar grandes diferenças. Pensando no outbound, os gastos aplicados em publicidade na TV, rádio, revistas e demais veículos serão proporcionais ao número de pessoas impactadas. Dessa forma, um comercial em horário nobre, por exemplo, terá preços astronômicos.

No entanto, se a sua empresa foca no inbound, perceberá que os gastos envolvidos se tornam irrelevantes perto do tipo de conteúdo gerado. Para se ter uma ideia, a simples utilização de memes e gifs pode viralizar, proporcionar uma percepção positiva do público em relação à sua marca e ter um custo quase zero, pensando no impulsionamento de publicações.

Mensuração de resultados

Por fim, mas tão importante quanto as demais diferenças apresentadas, temos a mensuração de resultados, que é um dos fatores primordiais para reposicionar as estratégias e conferir qual é o feedback gerado pelo público. Por ser algo bilateral, o inbound marketing disponibiliza uma resposta rápida e que pode ser decisiva nas pretensões da empresa.

Além disso, é interessante que haja o acompanhamento dos passos dos leads antes, durante e depois da compra, afinal, as métricas de marketing norteiam as tomadas de decisão. Com relação ao outbound, a mensuração acaba sendo mais complexa, pois se torna difícil discernir quantas pessoas adquiriram um produto graças a um comercial ou folheto entregue na rua, por exemplo.

Portanto, avalie cada aspecto apresentado e saiba ponderar o que é melhor para o seu tipo de negócio, visto que tanto o inbound quanto o outbound marketing possuem bons recursos para melhorar a sua presença de mercado.

Gostou das informações que trouxemos a respeito da diferença entre inbound e outbound marketing? Que tal colocar isso em prática no seu negócio? Aproveite a visita ao blog e veja se já chegou a hora de contratar uma agência de comunicação!