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Como você lida com um mundo de rápidas e constantes mudanças?

Como manter-se competitivo em um mundo em que a transformação digital domina as formas de fazer negócios provocando uma exponencial aceleração na corrida pela inovação.

Esse movimento de aceleração faz com que tendências se tornem realidade rapidamente. Empresas “Born Digital”, que já nascem digitais, não encontram barreiras de entrada no mercado, potencializando o surgimento de “Digital predators” o que acirra ainda mais a concorrência e a aceleração das transformações.

Neste cenário empresas e modelos de negócios tradicionais estão enfrentando a maior dificuldade em se adaptar. Em alguns casos o conceito de inovação não é visto ou entendido para quem sempre fez as as coisas da mesma forma.

Para entendermos melhor, veja o roadmap de 10 anos do facebook apresentado em 2016, a primeira etapa foi quando a empresa estabeleceu seu modelo de negócio sustentável, o passo seguinte tratou de oferecer um portfolio de serviços e produtos, em seguida a visão de inovação para os negócios do futuro. Um bom exemplo, mas que com certeza hoje em 2021 já apresenta outro horizonte.

Acredito que o primeiro passo é olhar para seu core business e atividades que mantém a sustentabilidade do negócio, entender quais produtos de seu portfolio são essenciais, e a partir disso olhar para mais além, para o terreno aonde estão as megatendências. É lá que podem haver oportunidades.

Existem três possíveis horizontes:

Core innovation
Pequenos ajustes em produtos já existentes, redesign, otimização.

Portfolio innovation
Testar o seu produto em um novo mercado, ou introduzir um novo produto em um mercado que você já atua.

Inovation Revolution
Aqui é onde nascem os produtos inovadores, atenção as megatendências, testar e adaptar produtos e serviços, coletar dados. É necessário um esforço maior da companhia e resiliência da equipe, entretanto os resultados obtidos podem ser exponenciais e revolucionários.

E o mais importante neste processo são as pessoas, é fundamental para as empresas fornecer as ferramentas adequadas para as pessoas desenvolverem sua resiliência emocional, o que acredito ser a principal habilidade para o futuro do trabalho e da capacidade de sobrevivência e inovação nas empresas.

Inovação é olhar para frente, fracassar rápido, corrigir, testar. E como já dizia Jeff Suttherland, criador do método Scrum, é “Mudar ou morrer”, agarrar-se ao modo antigo de fazer as coisas só resulta em fracassos. Recomento muito esse livro. 😃

Este conhecimento que compartilho aqui é parte da minha busca por ampliar minha perspectiva, melhorar minhas habilidades, compreender as transformações e me adaptar a elas. Se a sua empresa não proporciona estas ferramentas, busque por conta própria, olhe para novos horizontes, mude. A inovação também deve ser pessoal.

Não seja extinto, inovar é sobreviver!

Diomar Sartor

Product Designer | Marketing | Business Development