PRODVAdvertising Chegou a hora de contratar uma agência?

Chegou a hora de contratar uma agência?

Em primeiro lugar, é muito legal que você tenha chegado nessa projeção. Mostra que você valoriza e reconhece a importância de trabalhar a marca de sua empresa. Como você quer ser percebido e de que forma isso ajudará seus resultados.

Mas é bom saber que, via de regra, uma agência não resolverá sozinha todos os seus problemas. Ela será mais uma aliada na busca pelos seus objetivos. Da mesma forma que o quiropraxista não poderá ajustar sua coluna se você não apresentar os exames de imagem, nem deixar ele tocar em você, não espere que sua agência multiplique sua receita se você não oferecer a ela as condições necessárias para isso.

A agência pode até trabalhar de forma independente do cliente, mas certamente o engajamento com os indicadores será comprometido. As empresas precisam trabalhar em conjunto. Para resultados efetivos, prepara-se para um esforço uniforme entre agência, marketing e comercial.

O meu negócio está preparado para ter uma agência parceira?

Assim como a agência precisa de uma capacidade criativa e estratégica para atender o cliente, ele também deve atingir um grau de maturidade. Sua empresa possui um departamento de marketing estruturado ou ainda depende das decisões da figura de um único diretor?

Trabalhar sem indicadores é como pegar a estrada sem saber o caminho

Os números do seu negócio até podem ser trancafiados em um cofre para escondê-los da concorrência, não do seu parceiro de negócios. Indicadores e informações sobre a sua marca e negócio, número de clientes, vendas e projeções são importantes para saber aonde você está e a aonde você quer chegar. Assim você pode cobrar a agência pelo retorno dos investimentos, abra o jogo: transparência é fundamental.

O que esperar da agência?

Conheça bem o perfil da agência. Como será o relacionamento? Ela terá seus profissionais em contato próximo com a empresa ou você será tratado apenas como mais uma conta? Possui portfólio e cases de sucesso na sua área de atuação? Seus representantes transmitem segurança e ética nos negócios?

Saiba qual o momento de sua empresa para definir realmente o que você precisa. Qual problema você tem para resolver? Sua ideia é modernizar a marca, ou uma campanha para o Natal? Nesse caso, uma contratação por job pode fazer mais sentido. Se a empresa quiser um parceiro mais ativo no negócio, uma contratação de pelo menos 12 meses é o mais indicado.

Quer pagar quanto?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A tríade que envolve preço, qualidade e prazo é um cobertor curto. Não espere que você encontrará alguém que ofereça resultados em pouco tempo a preços baixos. E, se achar, desconfie. Trabalhos de qualidade a preço baixo levam tempo. Agências, como qualquer negócio, têm seus custos operacionais e de treinamento – em tempos em que tudo muda o tempo todo, a retenção de talentos é um grande desafio para as agências. Por isso, com verba e prazo exíguos, não espere qualidade.

No mercado, você encontrará empresas que entregam preço e outras que entregam valor. Criatividade não é commodity. Saiba o quanto você espera de sua agência e o quanto está disposto a pagar por isso. Parafraseando as Casas Bahia, quer pagar e receber quanto?